PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 30909 > NOTAER FAB REALIZA MAIS DE 250 TRANSPORTES DE óRGãOS EM POUCO MAIS DE UM ANO

NOTAER

FAB realiza mais de 250 transportes de órgãos em pouco mais de um ano

Publicado: 2017-09-27 09:44:58
Dia 27 de setembro é celebrado o dia do doador de órgãos

O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado nesta quarta-feira (27/09). O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de ser doador, com o intuito de ajudar milhares de pessoas. Um dos desafios da Força Aérea Brasileira (FAB) é vencer a luta contra o tempo e fazer com que os órgãos dos doadores cheguem aos receptores. O tempo de isquemia, que é o período necessário e viável entre a retirada do órgão e o transplante, pode durar apenas quatro horas, no caso do coração e dos pulmões.

Asas que salvam vidas

O Ministério da Saúde tem um acordo voluntário de cooperação com as companhias aéreas com a finalidade de assegurar o translado dos órgãos e tecidos. Em complemento, o Ministério e a FAB assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) que permitiu o ressarcimento das horas voadas e intensificou a participação da Força nesta empreitada. O pedido é demandado pela Central Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde a o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Desde a assinatura do TED até agosto deste ano, a FAB realizou 251 missões, contabilizando cerca de 2 mil horas de voo e 323 órgãos e tecidos transportados. Os órgãos mais doados foram fígado (154), seguido de coração (51) e rim (49).

A FAB realiza o transporte por meio de sete Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA). Eles estão localizados na região Norte do País (Belém e Manaus), no Sudeste (Rio de Janeiro e Guarulhos), no Centro-Oeste (Brasília), no Sul (Canoas) e no Nordeste (Recife). Conforme a distância entre o doador e o receptor, o COMAE determina a unidade que realizará a missão.

O Tenente-Coronel Ivan Lucas Karpischin, Comandante do Esquadrão Guará (6º ETA), sediado na capital federal, explica que a unidade aérea é bastante acionada, em virtude da localização central e por operar a aeronave Learjet VU-35. “Recentemente houve uma missão em que a equipe médica partiu de Brasília, o doador estava em Belém (PA) e o receptor estava em Rio Branco (AC). O Esquadrão Guará foi acionado e utilizou a aeronave mais rápida para este tipo de missão, o Learjet”, explica.

Logística

Geralmente, as missões são extensas e incluem várias etapas. A primeira é buscar a equipe médica, que pode estar em cidade diferente da localidade do esquadrão; em seguida, levar a equipe até o doador, aguardar a retirada do órgão e transportá-lo até o receptor. A última etapa é aguardar a cirurgia de transplante e retornar com a equipe para a localidade de origem

O Tenente Aviador Vinicius Coutinho Loyola, do Esquadrão Guará, já realizou 16 missões em menos de dois anos. “Esta é uma operação muito gratificante. De certa forma, deixa a gente satisfeito em saber que o nosso trabalho contribui para que uma pessoa tenha uma vida melhor. Fico feliz, principalmente, quando nos informam que o transplante teve êxito”, revela.

Como ser um doador?

Quem pretende ser doador, precisa comunicar à família este desejo, uma vez que a doação de órgãos só acontece após autorização familiar. A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) e de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue do cordão umbilical). O rim, parte do fígado e da medula óssea podem ser doados em vida.